sexta-feira, 3 de outubro de 2008

No Jornal Público (3 Out'08, pág 29), citando a QUERCUS: "Erros na Proposta inicial do PDM da Moita não foram corrigidos,...contornos de ilegalidade"



Alterações ao regulamento não corrigem os erros da proposta inicial


Ver Portal da

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Quercus contesta alterações ao PDM da Moita


In Jornal Público, pág 29, 03.10.2008


A associação ambientalista Quercus defendeu ontem que as alterações efectuadas ao Plano Director Municipal (PDM) da Moita "não corrigem os erros cometidos" com a proposta inicial, defendendo que se mantém a tendência para "fomentar a expansão urbana à custa da destruição de vastas áreas ambientalmente sensíveis e de elevado valor ecológico e patrimonial, até agora preservadas", diz a associação em comunicado, citado pela Lusa.


Terminou na quarta-feira a discussão pública relativo às propostas de alteração ao regulamento do PDM, actualmente em processo de revisão, onde a Quercus crítica o processo.


Os ambientalistas defendem que as alterações propostas "não são suficientes" para acautelar os valores naturais da Moita e explica que não foram considerados os projectos que se avizinham para a região. "Os erros cometidos na proposta inicial não foram corrigidos, assumindo contornos de ilegalidade, de que é exemplo a manutenção da desafectação de vastas áreas de Reserva Ecológica Nacional), acrescenta o documento.


O processo de revisão do PDM da Moita decorre há cerca de dez anos e tem sido marcado por contestação de sectores da população e das forças políticas da oposição ao executivo liderado por João Lobo (PCP).


Ver igualmente notícias em Alhos Velhos ao Poder, e em Jornal O RIO


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com