Saber mais visitando Deputado Luis Carloto Marques e A Cidade e as Serras do Deputado Luis Carloto Marques
A "Várzea" do Euromilhões
Em Julho de 96, o boletim municipal da autarquia moitense, dava o tiro de partida para a revisão do Plano Director Municipal (PDM). Nesse mesmo mês, era adquirido na Moita, por uma imobiliária, uma propriedade de
A 3 de Setembro de
Poderá argumentar-se que ela foi adquirida a um baixo preço, mas se considerarmos que o uso do solo apenas se destinava à agricultura, a sua venda já foi um bom negócio para os ex-proprietários.
A valorização milionária da propriedade está apenas relacionada com um acto administrativo - a alteração do uso do solo. Anteriormente em REN, considerada zona não edificante, a referida propriedade em sede de PDM, veio a ser considerada como zona para urbanizar, logo desanexada da REN, tudo isto acautelado com um protocolo com a autarquia moitense, não se tendo inibido o Presidente da Câmara, de afirmar que mais uma vez estavam a ser pioneiros no ordenamento do território.
O processo de revisão do PDM moitense ilustra bem o que se poderá estar a passar
Hoje temos já excesso de habitação. A expansão urbana dos PDM’s em zonas como a Moita, onde a população não cresceu, é mais um dos nossos enigmas. Esta é porém, uma chave fácil de acertar. Fosse assim o euromilhões e os prémios seriam justamente distribuídos. No entanto, é possível corrigir esta especulação urbanística, bastando para isso estudar os bons exemplos europeus. Chegamos já tarde, muito do nosso território está já descaracterizado e um vasto conjunto de portugueses paga o enriquecimento “ilegítimo” de uma pequena minoria. No entanto, é melhor chegar tarde do que nunca. Só agora vislumbramos uma das causas da nossa fealdade urbanística e empobrecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário