terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mas se tivessemos um ‘leader’, ele ter-se-ia podido seguramente chamar Dionísio Barata.


Na Foto, que retrata parte dos cerca de 200 Cidadãos participantes na Sessão Pública da Câmara Municpal da Moita de 24 AGO 2005, numa postura de denúncia das ilegalidades e das trapaças constantes de fio a pavio no Projecto de novo PDM da Moita, nos Paços do Concelho, pode ver-se, entre outros Munícipes, o Vizinho Dionísio José Barata (sentado, 2ª fila, com cabelo branco, e camisa azul)




Na verdade, não os tivemos, nem temos, nem a uns nem aoutros.
Mas se tivessemos um ‘leader’, ele ter-se-ia podido seguramente chamar Dionísio Barata.
Na altura, à provocaçãozinha de um Vereador da Direcção política da Câmara Municipal do Seixal, um de nós respondeu-lhe assim:





O movimento de recusa contra a classificação da Várzea da Moita como REN não tem 1 líder, nem 2, nem 7 .



Verbatim (com base no registo de ouvido e memória) da intervenção de um dos moradores, na Sessão Pública da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho da Moita, na quarta-feira dia 24 de Agosto de 2005:



Permitam-me que fale como simples cidadão que sou.
Houve aqui um Senhor Vereador que falou em líder para aqui, líder para acolá, mas a nossa resistência contra a classificação da Várzea da Moita como Reserva Ecológica não tem líderes.
Se os tivesse, seguramente que os nossos líderes seriam as mulheres mais velhas, ou os homens mais velhos de entre nós, aqueles que sabem mais, mais sofreram e com mais clareza se opõem hoje contra esta tentativa de agressão contra a nossa terra e a nossa gente.
Ou porventura seriam nossos líderes as raparigas e os rapazes adolescentes, os Jovens com pouco menos de 20 anos ou passados de perto dessa idade, que com tanta generosidade e clareza de ideias estão empenhada e gostosamente ao nosso lado.
Mas na verdade, não temos líderes, estamos todos na primeira linha nesta batalha.



posted by dizcorrendo at 11:42 PM 0 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com