sexta-feira, 30 de março de 2007

Jornal o Rio em www.orio.pt e o seu Director escrevem: Conferência da Moita merece ser divulgada e ajudada!





Sociedade :

Comentário do Director do Jornal (Papel e WEB) O Rio:

Uma iniciativa singular no concelho, no distrito e no país em 2007/3/30

Nunca antes no concelho da Moita se tinha assistido a um movimento de cidadania a sério, como é este da Várzea da Moita, em torno da contestação à revisão do PDM, mais concretamente, às alterações e desafectações nas áreas de REN, no concelho.

A capacidade deste movimento foi, desde o início, subestimada por quem não devia. Não querendo ver e fechando os ouvidos às reclamações que lhe foram apresentadas, o resultado foi a bola de neve que se veio a formar.

Ao longo de 22 meses, o movimento cívico de Moradores e Proprietários da Várzea da Moita tem vindo a desenvolver um trabalho, consequente e progressivo, sobre tudo aquilo a que, desde o início, vem pondo em causa na revisão do PDM.

É indiscutível a intensidade e a qualidade do trabalho já realizado. As reclamações e denúncias foram levadas às últimas instâncias do poder, aos partidos políticos e a meios de comunicação social nacionais.

Aproveitando um desafio colocado por Miguel Sousa Tavares, em artigo no Expresso, ou seja: Não haverá por aí ninguém que também queira organizar uma conferência sobre esta verdade inconveniente ?“, a Várzea da Moita agarrou na ideia e está a enfrentar o desafio.

Tem já em preparação a Conferência «Uma Verdade Inconveniente//A Política dos Solos, as Mais Valias Urbanísticas e o Desenvolvimento da nossa terra//O interesse nacional ou o saque de Portugal», a realizar no dia 19 de Maio de 2007, na Moita.

Lamento não ter disponibilidade para poder fazer o caminho desta iniciativa, mas apoio-a (a conferência!). É uma iniciativa ousada e singular no concelho, no distrito e no país. Merece ser divulgada e ajudada.

José de Brito Apolónia
jornal@orio.pt

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com