Comentário do Director do Jornal (Papel e WEB) O Rio:
Uma iniciativa singular no concelho, no distrito e no país em 2007/3/30
Nunca antes no concelho da Moita se tinha assistido a um movimento de cidadania a sério, como é este da Várzea da Moita, em torno da contestação à revisão do PDM, mais concretamente, às alterações e desafectações nas áreas de REN, no concelho.
A capacidade deste movimento foi, desde o início, subestimada por quem não devia. Não querendo ver e fechando os ouvidos às reclamações que lhe foram apresentadas, o resultado foi a bola de neve que se veio a formar.
Ao longo de 22 meses, o movimento cívico de Moradores e Proprietários da Várzea da Moita tem vindo a desenvolver um trabalho, consequente e progressivo, sobre tudo aquilo a que, desde o início, vem pondo em causa na revisão do PDM.
É indiscutível a intensidade e a qualidade do trabalho já realizado. As reclamações e denúncias foram levadas às últimas instâncias do poder, aos partidos políticos e a meios de comunicação social nacionais.
Aproveitando um desafio colocado por Miguel Sousa Tavares, em artigo no Expresso, ou seja: “Não haverá por aí ninguém que também queira organizar uma conferência sobre esta verdade inconveniente ?“, a Várzea da Moita agarrou na ideia e está a enfrentar o desafio.
Tem já em preparação a Conferência «Uma Verdade Inconveniente//A Política dos Solos, as Mais Valias Urbanísticas e o Desenvolvimento da nossa terra//O interesse nacional ou o saque de Portugal», a realizar no dia 19 de Maio de 2007, na Moita.
Lamento não ter disponibilidade para poder fazer o caminho desta iniciativa, mas apoio-a (a conferência!). É uma iniciativa ousada e singular no concelho, no distrito e no país. Merece ser divulgada e ajudada.
José de Brito Apolónia
jornal@orio.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário